Grupos de trabalho / Comunicação em Saúde

Uma área cada vez mais importante no domínio da Saúde é a da comunicação.

Comunicação interpessoal, entre a vasta comunidade de profissionais da Saúde; comunicação entre o profissional e o utente; comunicação com e entre os cuidadores; comunicação com os órgãos de informação que desempenham papel relevante na sensibilização e na prevenção.

Então e se definirmos “comunicação em Saúde” como sendo o estudo e a utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde?

A comunicação em saúde é transversal a várias áreas e contextos de saúde, quer nos diferentes serviços que constituem o Sistema, quer na comunidade. É central, tendo em consideração a relação que os técnicos de saúde estabelecem com os utentes no quadro da prestação de cuidados e é estratégica, se relacionada com a satisfação dos utentes.

Fica o desafio: aprofundar o tema, debruçarmo-nos sobre ele de uma forma descomplexada mas pró-ativa e criarmos condições para que cada vez mais cidadãos e cidadãs possam ser elementos ativos da promoção da Comunicação em Saúde.

A APASD e este Grupo de Trabalho incentivam o diálogo, a discussão, a investigação nesta área.

Contamos consigo. Envie-nos as suas ideias, propostas ou artigos de investigação. Prometemos uma comunicação rápida, fácil e concretizadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *