1. Sobre Nós / Missão

A Associação Para A Segurança dos Doentes (APASD), ciente da complexidade dos processos na saúde e da dificuldade inerente à identificação dos problemas que lhe estão associados, propõe-se contribuir activamente para a melhoria contínua da segurança do doente na prestação de cuidados de saúde. Visando deste modo a promoção de uma cultura de segurança apta a garantir cuidados clínicos de excelência alinhados com as melhores práticas internacionais, que permitam fazer de Portugal uma referência neste domínio.

A APASD irá intervir a diferentes níveis, tendo em vista o cumprimento da sua missão.

1. Formação dos doentes e profissionais de saúde, centrando-se os conteúdos formativos na reorganização dos processos e da estrutura.A indução de uma cultura de segurança envolve a focalização nas condições em que os incidentes ocorrem, sensibilização e divulgação de ferramentas e processos passíveis de minimizar os danos e disseminar a aprendizagem, estabelecimento de mecanismos de alerta dos profissionais e doentes para os meios necessários que lhes permitam claramente identificar as situações ou procedimentos que possam determinar a ocorrência de um resultado indesejável ou inesperado durante uma estadia numa instituição de saúde.

2. Informação e sensibilização dirigida a todos os doentes e profissionais de saúde, desenvolvendo projectos em áreas consideradas prioritárias, como a medicação, a cirurgia, o internamento hospitalar e a alta.

Estamos convictos que, na medida em que os conceitos subjacentes à segurança do doente amadureçam e se instale um clima de mudança cultural face ao tema, será possível desenvolver uma e ampla e coesa estratégia de segurança ao nível das instituições de saúde.

Apresentação da APASD